10 de dezembro de 2023

DISCREPÂNCIAS NA NOSSA SOCIEDADE

 A reflexão de uma aluna do 10º ano acerca das desigualdades que ainda afligem o nosso mundo. 

Eva Hesse, (1936-1970), escultora alemã 
 

Desde sempre houve discrepâncias na nossa sociedade, fosse em termos de raça, situação financeira e mesmo entre homens e mulheres.

A nossa sociedade evoluiu, mas nem sempre para melhor. Na Idade Média, as pessoas com mais pigmentação na pele eram feitas escravas, como se a cor da pele influenciasse as suas ações. As mulheres eram muitas vezes tratadas como seres inferiores aos homens, pelo simples facto de serem mulheres. Estas atitudes foram mudando, mas, na verdade, a discriminação continua lá.

É bastante comum ouvir-se falar nas notícias sobre casos de racismo, em que as pessoas são rebaixadas, gozadas. E há mesmo casos em que a discriminação é tão excessiva ao ponto de levar à morte da vítima, como nos Estados Unidos. No Afeganistão, o tipo de discriminação é diferente, as mulheres são desvalorizadas pelos seus próprios familiares e as suas competências postas em causa – são proibidas de sair de casa sem um acompanhante e é-lhes retirado o direito de estudar.

Concluo assim que, na atualidade, as pessoas de pele negra e as mulheres já conseguiram conquistar uma grande parte dos direitos de que se viram privadas, mas ainda há um longo caminho a percorrer!

10ºB

1 comentário:

Lucília disse...

Texto bem estruturado. Boa reflexão!