28 de novembro de 2023

VINTES DE CORAGEM

 Para nos arrancar um sorriso, neste 3ª feira tão húmida e cinzenta, partilhamos novamente um texto do Clube de Escrita Criativa da nossa escola. Desta vez é uma composição cheia de humor acerca das hesitações de uma aluna que se distrai durante a aula, perde uma informação importante e não sabe como há de resolver a situação. 

Como digo à stora que não estava atenta e não captei a resposta para a alínea b)? Será que irá ralhar comigo? Será que me marcará falta?

Estou tão indecisa… Vale a pena interromper a aula desta querida professora? Mas ela nem é antipática! E se eu estiver a ser ridícula? Vou desvalorizar. Aposto que ela apenas me olharia com um sorriso na cara e a resposta na língua. Mas e se não for o caso? E se ela me ridicularizar? A turma toda pensará que eu sou uma burra que nem a alínea de uma resposta aleatória consigo ouvir. Jamais trabalhariam comigo em trabalhos de grupo. Jamais falariam comigo. Ou pior… Apenas falariam comigo para me gozar, a mim e à minha burrice. Porque é que não prestei mais atenção?!

Meu Deus, sou tão inútil. Bem sabia que devia ter faltado hoje. Bem sabia que hoje não era um bom dia. Avisou-me, a minha mãe avisou-me! Ela avisou-me de que eu estava extra burra, hoje. Estou tão envergonhada! Ai, o que faço? Preciso da resposta, mas não posso perguntar. Será que pergunto aos meus colegas? Não! Não faças isso! Eles só gozariam mais. Talvez esteja a dramatizar a situação...

Ai, ai... Tenho de ir à casa de banho. Mas a aula mal começou. O que faço? Não posso pedir à stora. Como digo à stora que preciso de ir à casa de banho quando a aula acabou de começar? Ai. Tudo o que preciso são 20s de coragem.

Dina Datta

1 comentário:

Lucília disse...

Excelente reflexão!