6 de maio de 2021

O AMOR

A Mariana Costa, do 9º ano, partilha hoje connosco as suas reflexões sobre o amor, este sentimento do qual Camões disse que "nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porquê" .

 

Pintura de Bernardino Luini - detalhe (1480/82 - 1532)

Amor, palavra pequena, mas com um grande significado.

O amor é paz, o amor é tudo o que faz sermos capazes de dar, é tudo o que faz sermos capazes de sentir e de falar. O amor não é só uma simples palavra que pode ser dita a toda a gente, não é uma simples palavra que possamos usar em qualquer momento, para nos referirmos a qualquer coisa. O amor é sentimento, é olharmos para algo ou alguém e sentirmo-nos felizes, sentirmo-nos bem. É estarmos ao lado de alguém e podermos dizer que aquilo nos traz paz, que nos sentimos como se todos os problemas fossem embora e nos conseguíssemos libertar de algo que nos atormenta há tanto tempo…

Amar alguém é saber que essa pessoa vai estar sempre lá para tudo o que necessitemos, é saber que vamos estar seguros e protegidos, é saber que somos amados da mesma maneira que amamos. Dizer “amo-te” é um grande passo, um passo importante, que significa estarmos seguros e prontos para este sentimento, é um passo que significa termos coragem para admitir o que sentimos, para nos declararmos ao mundo e falarmos, libertarmos este tão grande segredo.

Para podermos dizer “amo-te”, precisamos de sentir o nosso coração sair do peito a cada vez que vemos a pessoa, precisamos de sentir que queremos ficar com aquela pessoa por muito tempo, pois, se isso não acontecer, se não for para ter todos esses sentimentos, se não conseguirmos ser sempre honestos, é porque não temos essa certeza tão grande sobre o amor que sentimos. Se isso acontecer, dizer “amo-te” a alguém que não seja tão importante e especial como poderia ser, acabará por nos deixar uma grande mágoa.

Mariana Costa,  9ºA 


1 comentário:

Zita Nogueira disse...

Parabéns pelo teu texto, Mariana!
Continua a escrever sobre o amor, pois ele comanda muito da nossa vida!!