22 de março de 2021

Lucky & Zorba

 Também a Eva Ferreira quis partilhar a sua apreciação crítica acerca do filme de animação "Lucky and Zorba". Ora leiam:

UM FILME CONSCIENCIALIZADOR

     Lucky and Zorba, com duração de uma hora e meia, é um filme de animação adorável, com uma mensagem ecológica muito boa, e baseado no livro História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda. Foi realizado por Enzo D’Aló.

    A história passa-se na cidade de Hamburgo, onde uma gaivota prestes a morrer confia o seu ovo a um gato chamado Zorba, que promete três coisas: não comer o ovo, cuidar do ovo e ensinar a gaivota bebé a voar. O gato cumprirá a sua promessa com a ajuda dos amigos: Sabetudo, Secretário, Colonello e Barlabento.

     O filme é bastante variado em termos de espaços: a casa de Zorba, o museu e os esgotos, entre outros, desenvolvendo-se a ação durante o dia, mas, principalmente, à noite.

     O diálogo entre as diferentes personagens revela inteligência e clareza. A música escolhida para cada momento é bastante adequada, quer nos momentos de sucesso quer nos de perigo. As personagens têm todas, na verdade, um importante papel, incluindo os ratos, que representam a maldade, dando assim mais emoção ao filme, pela superação das adversidades impostas aos gatos e à gaivota. Para além disso, é louvável a maneira como os felinos não seguiram o estereótipo tradicional dos gatos, matreiros e malvados.

     Este filme de animação desenvolve temas como o problema da poluição, a bondade, a união, a solidariedade. Por trás da história, várias foram as lições de moral: desvalorização da raça para gostar de alguém, ou desvalorização das diferenças, ainda que seja um pouco clichê! Mas fica bem! Convém não esquecer que é uma animação!

      No geral, é um filme bastante bom para todas as idades, em que a simplicidade e a doçura da história cativa qualquer espectador!

Eva Ferreira, 7º D

1 comentário:

Lucília disse...

Simples, mas crítico!