12 de junho de 2020

A minha viagem à Turquia

Um testemunho do Diogo Mateus, aluno do 9º H 


Eram 11h20min, de domingo, dia 3 de fevereiro, e eu estava no avião, prestes a descolar rumo à Turquia, onde cheguei às 19h10min de lá, ou seja, às 16h10min de Portugal. A viagem realizou-se no âmbito do projeto «Erasmus + Eco-Friendly Robotics for a Future Green World». 

Às 22h, apanhei outro avião que me levou para Izmir, onde se situa Salihli, região da outra escola participante neste projeto. Nestas duas viagens, tive a oportunidade de ver filmes e de jogar jogos no ecrã do banco da minha frente. Depois de sair do aeroporto, fui de autocarro para o hotel, onde se alojaram todos os professores e alunos (à exceção dos turcos) que participaram no projeto. 

Como passei o primeiro dia em viagens, só no segundo dia é que começaram as atividades. Segunda, quarta e sexta-feira foram dias de visitas turísticas. Visitei várias ruínas romanas, a casa da Virgem Maria, a vila de Şirince (parecida com Óbidos) e as lagoas de sal. Adorei! Era tudo espantoso! A terça e a quinta-feira foram dias dedicados à robótica – aprendemos a programar o "M-bot". Não achei muito difícil, pois no clube de robótica da escola já tinha programado de forma parecida. Mas foi uma boa experiência porque todos os alunos foram divididos em grupos com diferentes nacionalidades, logo, tive de pôr em prática o meu inglês, para conseguir comunicar. 

Todos os dias, antes de ir jantar, desfrutei da piscina interior (estava a 40ºC!) e do SPA do hotel, ambos ótimos! Algumas vezes também me diverti no salão de jogos. Depois de jantar reunia-me a todos os outros para jogar às cartas e conviver, como aconteceu na terça-feira à noite, na "noite cultural", tendo havido uma amostra de coisas típicas dos vários países. 

Mas na quinta-feira à noite foi diferente, pois enquanto jogava às cartas, começou a nevar! Corri, juntamente com todos os outros, para a rua, só para ver a neve! Foi a primeira vez que vi e toquei em neve, excluindo a vez em que ainda era bebé. No dia seguinte, logo de manhã, fui rapidamente lá para fora e comecei a fazer bolas de neve para atirar. A neve era mesmo FRIA! 

No sábado de manhã fui para Istanbul, onde passei o meu último dia de viagem, em visita a monumentos como a Mesquita Azul e a Basílica de Santa Sofia. 

O domingo foi outro dia de viagens de avião, mas isso não mudou nem um pouco a minha opinião sobre a ida à Turquia, continuo a achar que foi uma única e inacreditável viagem! 

Diogo Mateus, 9ºH

Sem comentários: