20 de novembro de 2018

UM REGRESSO INESPERADO


O Fausto, do 9º G, partilha connosco uma memória grata.
 
fotografia de Melanie Langer
O dono do café do Centro Recreativo Popular da Ribafria, que estava hoje à porta do café enquanto me dirigia para o treino, lembrou-me outro, há 3 anos, nesse mesmo café.

Eu passava todos os dias por ele e cumprimentava-o com muito gosto, era uma pessoa alta, forte, careca e vestia-se frequentemente de azul. “Por dentro” era uma pessoa respeitadora, simpática e humilde, tinha sempre um sorriso no rosto ao servir as pessoas, passava por mim e perguntava-me sempre se estava bom e dizia-me para não dar muitas caneladas nos treinos. Já não falava com ele há três anos! As coisas mudaram desde que saiu do café e foi morar para Peniche, onde abriu a super conhecida loja de surf, a Ripcurl.

Quando entrei no pavilhão, a surpresa veio bater-me à porta: Paulo Machado, o antigo dono do café, estava lá sentado, a ver o treino dos infantis. Perguntei-lhe se se lembrava de mim e respondeu-me com um aceno e um abraço. Voltei para o bar, onde tinha estado instantes antes debruçado sobre o jornal, pagou-me uma cerveja e uns tremoços, e contámos um ao outro o que de bom nos tinha acontecido nestes últimos três anos.

Fausto Luís, 9.ºG

3 comentários:

Lucília disse...

Nostálgico. Realidade ou ficção?
Bonito, de qualquer forma!

Soledade disse...

Uma bonita homenagem :-)

Anónimo disse...

O 10B leu o texto do Fausto e gostou muito.