11 de dezembro de 2015

Cada tempo com seu uso

Os amantes (1923), pintura de Picasso
O amor é um dos sentimentos mais fortes no ser humano. Ao longo da História, o homem e a mulher sempre se sentiram atraídos um pelo outro, o que faz parte da nossa natureza. Porém, a forma de expressar essa atração, de conquistar o outro, tem vindo a mudar ao longo dos tempos.


Na época medieval, os rapazes tinham de conquistar as donzelas e de provar o seu amor, enquanto nos dias de hoje o rapaz já não diz tantas coisas bonitas, já não luta pela rapariga, já não procura tanto um relacionamento sério.

Atualmente, o encontro entre uma rapariga e um rapaz ocorre com mais liberdade, não tem de ser necessariamente às escondidas, como acontecia na Idade Média, em que as rapariguinhas tentavam arranjar desculpas, e aproveitavam todas as ocasiões para seduzir e ver o amado, sem que mais ninguém soubesse.

No entanto, apesar de tantas diferenças, os sentimentos das donzelas daquele tempo e das raparigas de hoje são semelhantes. A donzela apaixonada sentia-se feliz, confiava no amado e era muitas vezes cega aos seus defeitos, por piores que fossem, tal como ainda hoje acontece com algumas raparigas.

Conclui-se assim que o relacionamento amoroso entre os jovens mudou ao longo dos tempos, porém o que sentimos quando estamos apaixonados é semelhante. 

Rafaela Boita, 10º E

1 comentário:

Soledade disse...

Muito bem, Rafaela :-)