Português atual
Português atual
A deixis e a referência deíctica (I)
A construção do valor referencial de uma expressão depende do conhecimento das coordenadas enunciativas (pessoa, tempo e espaço). O sujeito que enuncia, o sujeito a quem se dirige a enunciação, o tempo e o espaço da enunciação.
A deixis (palavra importada do grego antigo, com o significado de "ação de mostrar") designa o conjunto de palavras ou expressões (expressões deícticas) que têm como função "apontar" para o contexto situacional. Deste modo, essas palavras ou expressões, ao serem utilizadas num discurso, adquirem um novo significado, uma vez que o seu referente depende do contexto.
A deixis pode ser definida como o conjunto de processos linguísticos que permitem inscrever no enunciado as marcas da sua enunciação. Assim, assinalam o sujeito que enuncia (locutor), o sujeito a quem se dirige (interlocutor), o tempo da enunciação e o espaço da enunciação.
Os deícticos inserem-se em diversas categorias gramaticais, adquirindo sentido pleno apenas no contexto em que se emitem. Assim, pertencem à categoria dos deícticos os pronomes pessoais, os determinantes artigos, os determinantes e pronomes possessivos; os determinantes e pronomes demonstrativos; os advérbios de lugar e de tempo e os tempos verbais.
Lúcia Vaz Pedro in DN, 17/05/2015
Sem comentários:
Enviar um comentário