15 de abril de 2015

Uma leitura de Aparição


 Aparição é palco de uma descoberta constante da aparição do “eu”, do confronto intemporal com quem somos e quem julgamos ser. Para além disso, elucida-nos acerca de temáticas como a solidão, a busca de cada um de nós para encontrar o seu lugar, acerca do Alentejo e dos seus costumes, da arte, da importância do conhecimento e da, sempre presente, morte. O objetivo deste livro é dar resposta aos problemas do mistério do "eu", da condição mortal do Homem, do seu apelo de infinito e da sua grandeza num mundo sem Deus. Vergílio Ferreira discute assim, através da sua narrativa, os temas que mais angustiam o Homem, votado à morte, frágil, limitado e entregue exclusivamente a si.

Numa procura incessante da sua essência e da dos elementos que o rodeiam, o autor propõe uma introspeção sobre quem somos e porque somos. Tudo isto através da história de Alberto, um professor de Português em Évora, que desenha todo um universo de contornos indefinidos. Alberto é uma personagem com um problema metafísico a resolver, um ser angustiado pela redescoberta da morte, que não acredita em Deus, uma personagem para quem a vida é uma selva de caminhos, na qual é fácil perdermo-nos. Falar deste homem é ainda invocar um ser que se sente excluído da verdade e da harmonia natural, que quer uma resposta para a ameaça da morte, algo que lhe confira tranquilidade. Trata-se, portanto, de alguém incessantemente à procura da aparição.

Na verdade, o autor serve-se de Alberto e das personagens igualmente fortes com quem este se cruza para escrever um romance marcadamente autobiográfico, dado que o centro da obra é a experiência de algo muito pessoal. Afinal, tal como a personagem, o autor deu aulas em Évora, sendo de destacar que os paralelismos autobiográficos não se ficam por aqui. Em suma, o autor confere a Alberto o papel de difusor das respostas, marcadas pela filosofia existencialista, a que chegou.


Raquel Rocha, 12º E, Clássicos da Literatura

1 comentário:

Soledade disse...

Muito bem, Raquel!