14 de março de 2018

Amor de Perdição - uma apreciação crítica

Simão no seu leito de morte, velado por Mariana (do filme de Manuel de Oliveira, 1978)


“Amor de Perdição” é um dos melhores exemplares do Romantismo literário português. Escrito nos finais do século XIX, e apesar de pertencer à corrente literária romântica, apresenta também alguns aspetos do Realismo, como a crítica à sociedade da época. 

Na novela, o narrador apresenta-nos a história de Simão Botelho e Teresa Albuquerque, filhos de famílias inimigas. Logo no início, o narrador-autor faz uma excelente síntese da intriga, numa só frase: «Amou, perdeu-se e morreu amando». De facto, os três protagonistas começam por amar, acabam por se perder devido a esse amor, abandonando toda a esperança, e, por fim, todos eles morrem, amando tanto como em vida. 

Esta é uma obra excecional, que nos mostra de forma exemplar aquilo que é o amor-paixão. Mariana, na minha opinião, é a personagem mais pura da obra, uma vez que abdica de tudo, da sua felicidade, inclusive, por Simão e pelo amor que sente por ele, apesar de esse amor não ser correspondido. 

Em suma, é uma obra apaixonante e viva, de leitura não muito difícil, e que mostra o que é o amor levado ao extremo. Um excelente romance, com heróis sensacionais. 

Inês Santos Fialho, 11ºA

1 comentário:

Soledade disse...

Muito bem, Inês :-)