14 de outubro de 2017

"Bora" lá desligar o botão?

Este ano iniciamos a vitrina de textos originais dos nossos alunos com esta oportuna reflexão da Inês acerca da presença do telemóvel na sua vida - e na dos jovens em geral. Aceitaremos o desafio que ela nos lança?

fotografia de Alexandre Sousa
O telemóvel? Esse instrumento que causou um grande impacto na vida contemporânea em geral e também na minha?

Atualmente, uso o telemóvel para comunicar com a minha família e amigos, para tirar fotografias e editá-las, para consultar as minhas redes sociais, utilizo-o como calculadora, como lanterna, ouço música, jogo e, por fim, navego na Internet, onde posso fazer as mais variadas pesquisas, para trabalhos da escola, por exemplo, ou mesmo receitas ou compras… É incrível como podemos ter tudo isto num objeto tão pequeno e compacto, altamente portátil.

De facto, o telemóvel é um aparelho muito útil. Não posso dizer que mudou a minha vida, visto que nunca vivi sem ele, mas acredito, sem qualquer dúvida, que me faria muita falta.

No entanto, como tudo no mundo, nem só de coisas positivas e úteis se faz este poderoso objeto. E poderoso porquê? Poderoso porque é altamente viciante, para não falar de inúmeros outros problemas que nos traz. Odeio a palavra vício e, ainda mais, odeio ver pessoas viciadas, seja no que for. É ridículo ver seres humanos, com vontade própria, serem “controlados” por objetos como se fossem telecomandados. Mas admito, com sinceridade, que me considero viciada no telemóvel. Penso que se me tirassem o telemóvel e eu tivesse de viver sem ele, não conseguiria viver. 

É extremamente ridículo e é com tristeza que o digo, mas sim, nós, seres humanos, estamos cada vez mais a ser comandados pela tecnologia.

“Bora” lá desligar o botão?

Inês Sousa, 10º B

1 comentário:

Soledade disse...

Muito bem, Inês :-)