5 de dezembro de 2013

Se eu pudesse

pintura de Vítor Alves
Cantiga elaborada a partir da composição de Pêro da Ponte, “Se eu pudesse desamar

Se eu pudesse ajudar
a quem me sempre ajudou
e pudesse o desconforto negar
a quem me sempre desconforto negou
Assim me sentiria eu,
       se eu pudesse amor dar
       a quem me sempre amor deu

Mais não posso eu partilhar
pois meu coração já partilhou
porquanto me fez desamparar
a quem me sempre desamparou.
E por isto não esperava eu,
       porque não posso amor dar
       a quem me sempre amor deu.

Mais rogo a Deus para lembrar
a quem me assim sempre lembrou
ou que pudesse cuidar
de quem de mim sempre cuidou
E logo desejaria eu,
       se eu pudesse amor dar
       a quem me sempre amor deu

Ou que ousasse eu ignorar
a quem me nunca ignorou
por que me fez em si acreditar
se ele nunca em mim acreditou.
E por isto rezo eu
       porque não posso amor dar
      a quem me sempre amor deu.

                                  Ana Ribeiro e Ângela Costa, 10ºD

Sem comentários: